Vantagens do backup na nuvem

Paulo Jose Silva      quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Seguro

A primeira e mais procurada vantagem do backup na nuvem é a segurança. Antigamente, uma empresa podia ter backup em um equipamento unicamente dedicado para isso, mas na mesma localização física da empresa. Resultado: se a empresa sofria um furto ou um desastre natural, o backup era perdido com todo o resto. A segunda opção seria ter esse backup em outra localidade, em um cofre externo à empresa. A segurança do armazenamento é quase resolvida, mas necessita um processo cheio de intervenções humanas que aumenta os riscos. O backup na nuvem possibilita que toda a logística da informação seja feita de forma automatizada e digital, reduzindo riscos de esquecimento ou violação da informação. A segurança fica armazenada em datacenter seguro e espalhado em localizações que garantem que a informação continuará existindo, aconteça o que acontecer.

Flexível

Outra grande vantagem do backup na nuvem é a flexibilidade. Seja uma empresa pequena, com dois computadores, ou uma grande companhia com milhares, a nuvem tem capacidade de atender. E mais, mesmo que sua empresa comece pequena, mas aumente gradativamente sua necessidade por backup, a nuvem acompanhará esse crescimento sem que você precise se preocupar em quanto espaço físico e em equipamentos será necessário alocar para isso.

Acessível

Ao mesmo tempo em que o backup na nuvem é flexível para atender qualquer porte de empresa, ele é acessível. Ou seja, a empresa que realiza os backups na nuvem gasta proporcional aos recursos que ela utiliza, eliminando a necessidade de realizar altos investimentos em hardware, logística, espaço físico etc. e, principalmente, a necessidade de contratar esses recursos que ficam ociosos, afinal de contas, não é possível comprar “meio servidor”.

Centralizado

Para empresas distribuídas geograficamente, o backup na nuvem é o melhor amigo do responsável pela TI, uma vez que as rotinas de backup são padronizadas para todas as unidades e a informação fica toda centralizada. Quando é necessário reestabelecer a informação de uma unidade, essa informação é facilmente localizada e o reestabelecimento é extremamente rápido.

Móvel

O backup na nuvem pode disponibilizar informações para pessoas que se encontram fora da corporação, estejam elas em viagem, home office ou onde quer que seja! Isso garante a continuidade de trabalho, mesmo que ocorra algo que impeça a entrada dos funcionários no prédio da empresa e eles precisem trabalhar a partir de outro local.

Ilimitado

Recursos físicos são limitados, e equipamentos físicos requerem espaço, e uma hora o que pode limitar o crescimento disso tudo é o seu orçamento. Já o backup na nuvem permite que você continue realizado o backup de toda sua informação, independentemente de você aumentar em 100x o seu volume de um mês para o outro.

Disponível

Outra grande vantagem do backup na nuvem é que ele está sempre disponível. Diferente de um servidor físico da empresa, que pode parar de funcionar ou ser desligado para uma manutenção, o backup na nuvem está sempre disponível para que as informações sejam acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar.

Entre todas essas vantagens do backup na nuvem sobre o backup físico, resta apenas uma em que o físico é superior: a velocidade. Mas aí é possível planejar o backup para que informações essenciais e/ou recentes estejam também disponíveis localmente, podendo ser recuperadas rapidamente.

PESSOA FÍSICA: todo este conceito pode e deve ser utilizado por pessoas físicas que podem usar de serviços GRATUITOS como o Dropbox(clique aqui para se cadastrar).

Então, se quiser saber mais sobre backup na nuvem, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar.

Ideia Sistemas
(87)3762-3616

Comentários


Portal O Melhor do Bairro

Click Midia Digital

Últimos artigos

ICommerce, nosso sistema de Gestão

segunda-feira, 4 de julho de 2016

IPDV - Ponto de Venda

terça-feira, 5 de julho de 2016

IMobile - Força de Venda

quarta-feira, 6 de julho de 2016